Antecipada colação de grau para formandas aprovadas em concurso

Professor Luciano Andrade

A Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) antecipou a colação de grau de sete alunas. Aprovadas em concurso público, as universitárias só terminariam a licenciatura em fevereiro de 2023 diante do calendário atrasado pela pandemia do Covid-19. Para garantir a empregabilidade delas, a universidade empreendeu dinâmica que pudesse garantir o diploma agora.

De acordo com a coordenadora de curso, profa. Maria Esperança de Paula, foi uma convergência de força das docentes e das discentes que, em tempo recorde, conseguiu reorganizar avaliações que pudessem garantir a legitimidade da formatura. A decisão mudou a vida da aluna Ana Gabriele da Cruz Silva, que foi aprovada para a rede municipal de Belo Horizonte.

“Foi fundamental, nesse momento da minha vida, eu ter conseguido a antecipação da colação de grau, pois fui nomeada no dia 26/11/22 no concurso da PBH. Se eu não conseguisse colar grau antecipadamente, perderia a vaga, o que seria muito triste, tendo em vista que ser aprovada no concurso da PBH era um grande sonho profissional”, diz Ana Gabriele, de 25 anos.

Além da rede municipal de Belo Horizonte, que conquistou seis alunas da FaE, a cidade de Lagoa Santa também conquistou outra formanda. São elas: Ana Gabriele da Cruz Silva (PBH), Carine Fernandes Silveira Sá Brito (PBH), Raquel Tereza de Faria Campos Zarahi (PBH), Maíra Cirilo dos Anjos (PBH), Lorena Alves Santos (PBH), Isabelle Rachi Vartuli (Lagoa Santa) e Eduarda Miranda Dornela de Souza (PBH).

A coordenadora profa. Maria Esperança ressalta que “a Pedagogia é uma das licenciaturas com maior índice de empregabilidade. Ajudar essas alunas a garantirem a vaga no mercado de trabalho neste momento tão importante para o país é de suma importância”.

Endereço - Educação

UEMG - Unidade Educação