Contraste |
| |

    Á Comunidade Acadêmica - Consciência Negra em 2022

    Á Comunidade Acadêmica.

    “Não perca tempo com o inconformismo racista” com esta frase o Geledés iniciou o período que celebra a Consciência Negra em 2022. No dia da Consciência Negra e no mês que determina a consolidação do espaço de luta sobre a questão racial, a Direção da Faculdade de Educação vêm reiterar o compromisso com a inclusão de todas as formas, e neste caso, a racial. Concordamos com Ângela Davis ao considerar que o Racismo não é somente estrutural, ele também é sistêmico e subjetivo.

    Além disso, nos conectamos pela história desde que o primeiro africano escravizado aportou neste país. Somos o alicerce carregado de força e resistência. Steve Biko (1946-1977), idealizador da Consciência Negra na África do Sul, ponderou que o chamado para a Consciência Negra é o apelo mais positivo que surgiu de qualquer grupo do mundo negro durante muito tempo. Esse chamado é mais que uma rejeição reacionária, constitui-se na compreensão dos negros e aqueles que lutam contra a opressão racial, no fortalecimento diante desse jogo de poder político onde persiste o subjugo e a dissimulação.

    Lutamos por uma educação justa e solidária, e nos colocamos como aporte daqueles que contribuem para a transformação da teoria em prática efetiva, socialmente justa, economicamente viável e no conhecimento inequívoco. Convidamos docentes, discentes e servidores na divulgação e na participação da nossa programação, divulgada nos Canais de Comunicação da FaE.

    Sigamos firmes e fortes.

    Endereço - Educação

    UEMG - Unidade Educação

    Av. Prudente de Morais, 444
    Bairro Cidade Jardim - BH/MG  
    Cep: 30380-002

    • dummy+55 (31) 3239-5900

    • dummy faleconosco@uemg.br

     

     

    © 2023 UEMG