Contraste |
| |

    "Novembro Negro" da Unidade Cláudio

    Quarta, 1 Dezembro 2021 às 19:00 - Sábado, 4 Dezembro 2021 às 12:00

    UEMG Unidade Cláudio

    Visite a página deste evento

    Cláudio

    Evento que já vem sendo realizado há alguns anos pelos os alunos na UEMG Unidade Cláudio, o "Novembro Negro" acontece, neste ano, de 01 a 04 de dezembro, pautando a temática "Negritude, Ancestralidade, Cultura e Movimento". E contará com apoio da coordenação do curso de Serviço Social e da coordenação de Pesquisa e Extensão da unidade acadêmica. A programação irá reunir mesas de debate on-line e uma oficina presencial para crianças e adolescentes da rede socioassistencial do município.

    Fiquem ligados na programação:

    1° Dia | 01/12 – 19 horas
    Mesa "A pesquisa e o enfretamento ao racismo estrutural"
    Palestrante:
    Maria Antonieta (mestre em Educação e licenciada em Ciências Sociais)
    Mediação:
    José Heleno Ferreira (mestre em Mídia e conhecimento (UFSC), doutorando em Educação (PUC MG), professor da rede municipal de ensino de Divinópolis e da UEMG Unidade Cláudio)

    2° Dia | 02/12 – 19 horas
    Mesa "Isso é Racismo?"
    Palestrantes:
    . Daiane Cruz (Pedagogia pela Uemg, especialista em História e Cultura Afrobrasileira e pesquisadora da área de Educação e Relações Étnicoraciais. Atualmente é professora da educação infantil na rede privada e coordenadora do coletivo “Ester Pedrina, além de oficineira, palestrante e militante das causas antirracistas e LGBTQIA)
    . Edilaine Pereira (formada em Letras pela FUOM [atual UNIFOR] e pós- graduada em Língua Portuguesa pela mesma faculdade, é professora efetiva do ensino público)
    . Evani Santana (graduanda no curso de serviço Social na UEMG, membro do D.A de Divinópolis, bolsista do curso de extensão Sociologia das Relações Sociais na Perspectiva dos Direitos Humanos. Participa de pesquisa sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas, e também de conselhos de direitos: da mulher – CMDM, da educação – COMED e da assistência social – CMAS, além do movimento negro Kianga e movimento afronte)
    Mediação:
    Matheus Borges (estudante de Serviço Social, militante da USJ, 1° diretor da Diretoria de políticas)

    3° DIA | 03/12 – 19 horas
    Mesa "Ancestralidade e Cultura Negra"
    Palestrantes:
    . Pedrina de Lourdes (capitã do Moçambique de Nossa Senhora das Mercês da cidade de Oliveira - MG e mestra em Saberes Tradicionais pela UFMG)
    . Willian Luiz (pai de santo no terreiro de Umbanda Pai Willian de Xangô)
    . Fábio Luiz (representante do terreiro vó)
    Mediação:
    Ester Kayra (graduanda em serviço Social, orientadora social na Apae - Cláudio, coordenadora do coletivo Ester Pedrina)

    4° DIA | 04/12 – 09 horas (atividade presencial)
    Oficina de Hip Hop
    Condução ZANE B. GIRL (idealizadora do projeto H2OR-HIP Oficina de rua, Pedagogiano com o Hip Hop; especialista em Metodologia do ensino das artes; cuidadora da Psique; arte educadora; educadora social; produtora cultural; monitora social (SCEV); ativista da cultura Hip Hop e movimento negro de Divinópolis; conselheira do cumprir - representando as juventudes; artesã no arte do dia ateliê)

    O evento será transmitido pelo canal da UEMG Digital Cláudio no Youtube.

    © 2022 UEMG