A Pró-Reitoria de Extensão

A prática, a aplicação e a asssimilação social do conhecimento produzido pela universidade pertencem à dimensão da extensão, a cargo, na UEMG, da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. Por isso, as ações de extensão são indissociáveis da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Na UEMG, a extensão universitária é um conjunto de processos educativos, culturais ou científicos, muitas vezes interdisciplinares, que, articulados ao Ensino e à Pesquisa, produzem conhecimento por meio de ações dirigidas a estudantes, professores, e à comunidade em geral. Assim, a extensão é responsável por estreitar a distância entre Universidade e comunidade, abrindo uma via de mão dupla. Nela, a comunidade em que a Universidade se insere passa a participar da vida acadêmica. Por outro lado, a própria vida acadêmica passa a nutrir-se dos materiais de que dispõe a comunidade que a acolhe. É esse trânsito de saberes que viabiliza uma relação transformadora entre a UEMG e as diferentes regiões do estado de Minas Gerais onde se situam suas Unidades Acadêmicas.

É através das distintas atividades de extensão que professores e estudantes encontram, na sociedade, a oportunidade de elaborarem a práxis do conhecimento acadêmico e de desenvolverem a sua maturidade profissional e científica.
    Cabe à equipe da PROEX fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as ações de extensão nas unidades da UEMG, garantindo as identidades regionais e, ao mesmo tempo, promovendo a sua integração.

UEMG

Belo Horizonte - MG