Assistência Estudantil | PEAES

Atendendo a demanda histórica de seu corpo discente, a UEMG que regulamenta a aplicação dos benefícios advindos do Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peaes) – para conferir o Edital, clique aqui.

Instituído pela Lei 22.570/17, posteriormente regulamentada pelo Decreto 47.389/18, o Programa é voltado aos estudantes com menor poder aquisitivo, e objetiva impedir que esse público desista da Universidade por falta de recursos para as despesas básicas, bem como atrair novos alunos, garantindo assim uma maior democratização do Ensino Superior.

Após criar sua comissão responsável pela implantação do Programa, conforme o Decreto, a Universidade agora disciplina o acesso aos benefícios por meio do Edital, que receberá inscrições de de 1º a 08 de abril de 2019. Os estudantes serão contemplados por 874 benefícios (ajuda de custo) distribuídos dentre as 20 Unidades Acadêmicas da UEMG, nas seguintes áreas:

• Moradia;
    • Alimentação;
    • Transporte;
    • Auxilio creche;
    • Apoio pedagógico.

Os valores dos auxílios variam de R$ 150,00 a R$250,00 dependendo da modalidade solicitada pelo estudante. E os benefícios serão distribuídos observando a realidade onde estão instaladas as Unidades Acadêmicas, levando em consideração dados econômicos e sociais.

Histórico

O debate em torno da assistência estudantil, demanda recorrente, avançou na nova gestão. Em 23 de novembro do último ano, a Reitoria se reuniu com a representação discente da Universidade no intuito colher sugestões para a definição das regras de concessão dos benefícios. Antes, no mesmo mês, a Universidade, inclusive por meio de sua Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – criação da nova gestão –, havia defendido as demandas de seu público discente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em reunião do grupo de trabalho para Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), para o exercício de 2019.

O que é PROCAN?

Estudante PROCAN é o estudante que ingressou na Universidade através da reserva de vagas!

Para o estudante PROCAN, não há necessidade de enviar novamente a documentação para análise socioeconômica, pois a documentação já foi enviada quando pleiteou a vaga PROCAN. Agora é só esperar a análise e os resultados! Boa sorte!

Não é PROCAN mas marcou essa opção e agora não consegue mais enviar a documentação? Marcou opção errada? Anexou documentos errados ou esqueceu de anexar algum documento? O formulário do Google não permite que faça correções ou altere algo após a finalização. Orientamos então a ficar atento ao prazo recursal do EDITAL e entrar com o recurso, elaborando uma declaração simples com dados atualizados (nome, matrícula, RG e unidade) relatando o acontecido.

Resultado final

Teve seu benefício aprovado? Confira as orientações para o envio dos dados bancários.

TIPO DE CONTA BANCÁRIA:

O(A) estudante deverá apresentar uma conta do Banco do Brasil;
    Se não tiver conta no Banco do Brasil, poderá abrir uma: basta pedir uma declaração à Unidade Acadêmica mencionando que é beneficiário do PEAES e que precisa abrir uma conta no Banco do Brasil para receber o benefício;
    Só serão aceitas 'conta corrente' ou 'conta corrente universitária'. Não serão aceitos outros tipos de conta, como Conta Fácil, Poupança, etc;
    A conta deverá estar no nome do(a) estudante beneficiado(a): não serão aceitas contas de terceiros nem contas conjuntas.

ENDEREÇO PARA ENVIO DOS DADOS BANCÁRIOS:

O e-mail deve ser enviado com assunto claro, em referência ao envio de dados ao programa; ex.: ENVIO DADOS - PEAES;
    No corpo do e-mail, o beneficiário deve se identificar, apresentando seu nome completo, CPF e Unidade UEMG de origem;
    Os números da agência e da conta corrente também devem ser informados;
    Comprovante de conta corrente deve ser anexado na mensagem (foto do cartão, extrato bancário, dentre outros).

MAIS INFORMAÇÕES:

Para acessar o edital PEAEs 2019 e as retificações clique aqui

Passo a passo para a inscrição

CONECTE-SE CONOSCO