Projeto Mulheres Negras realiza exposição na Unidade Divinópolis

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis / Fotos: André Camargos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Projeto Mulheres Negras, idealizado pela estudante Cynthia Mara Nunes Garcia, do curso de Serviço Social da UEMG Divinópolis, iniciou, na semana passada, uma exposição de banners no saguão do bloco 5 da Unidade.

Segundo a estudante, o projeto nasceu em 2016, durante a Conferência Municipal de Igualdade Racial, realizada em Sete Lagoas (MG) com o objetivo de dar visibilidade às mulheres negras daquela cidade. “A luta social gerou uma exposição, composta por mulheres negras que tiveram, em algum momento, sua trajetória social invisibilizada por diferentes motivos. A escolha das personalidades foi feita em reunião por conselheiros e conselheiras municipais de Sete Lagoas, por meio de votação”, explicou.

Para Cynthia, o curso de Serviço Social tem um papel fundamental em relação à visibilidade dessas personalidades. “É um resgate social de memórias e imagens, já que muitas vezes tais histórias nem sempre são contadas. Com isso, é possível trazer a verdadeira informação da representatividade social que essas mulheres tiveram em suas comunidades.”

A mostra percorrerá os demais blocos da Unidade e permanecerá em cartaz até o dia 29 de março.

A exposição, que é gratuita e aberta ao público, tem caráter itinerante, de forma orgânica, em que abre espaço para inserção de novas personalidades. Quem tiver sugestões de novas homenageadas da região Centro-Oeste de Minas deve entrar em contato com a estudante pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

expo site5  expo site4

CONECTE-SE CONOSCO