Contraste |
| |

    Trilha de peça teatral composta por professora da Escola vence Prêmio Sinparc/Copasa

    A professora Cibele Lauria Silva, da Escola de Música da UEMG, recebeu na última cerimônia de premiação dos profissionais em Teatro e Dança Sinparc/Copasa 2019 em novembro, o prêmio de melhor trilha sonora original, pelo espetáculo infantil para bebês (de todas as idades): É Tão Belo Como Um Sim, um musical em que também assina a direção musical. A peça integrou a 45ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, realizada pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) em 2019 e já foi apresentada em diversos espaços da cidade. 

    Mestre em música e cultura pela Escola de Música da UFMG, onde também iniciou os estudos em música e é também formada em teatro pelo CEFAR - Palácio das Artes, a professora Cibele Lauria Silva vem desenvolvendo nas aulas da ESMU, seja com a graduação ou nos projetos de extensão e ensino um trabalho com música e movimento, baseado nas pedagogias da Educação Musical, utilizando as danças circulares, percussão corporal e nas pesquisas de teatro. Essa foi a segunda indicação ao Prêmio de melhor trilha sonora, da professora/pesquisadora.

    Sobre a peça teatral

    A peça iniciou no CECAD SESC Palladium, em 2017, como um projeto de pesquisa para atores e diretores e esse grupo voltou o estudo ao público da primeira infância. A trilha foi desenvolvida a partir de vivências e da bagagem musical dos integrantes da peça, juntamente com a livre exploração da obra de João Cabral de Melo Neto. A coreografia cênico-musical foi sendo elaborada nos ensaios com a criação, utilizando elementos da música nordestina e da música popular brasileira. A trilha sonora é executada ao vivo durante a peça, e traz a pesquisa com sonoridade de objetos, instrumentos musicais diversos, o canto e a improvisação como principais meios expressivos, e que por causa mesmo do seleto público ao qual é destinada, os bebês, dura em torno de 50 minutos. Um auto de natal que vem colecionando em cada apresentação pequenos e pequenas grandes fãs. 

    A direção da peça é de Débora Vieira. A peça teve ainda mais 5 indicações, a de melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor texto inédito e melhor espetáculo.

    © 2020 UEMG

    Search