Contraste |
| |

    Pesquisa marca nova presença da UEMG na Antártica

    Imagens acima - foto 1: Angela Miazaki; foto 2 - acampamento da pesquisa; foto 3:  O professor Thiago, além de professores e estudantes da UFV 


    Estudante do Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da Unidade Frutal, Angela Miazaki, orientanda do professor da UEMG Thiago Torres, acaba de realizar sua pesquisa de campo na Antártica. A partir da parceria entre a UEMG e UFV no projeto PERMACLIMA, coordenado pelo professor Carlos Ernesto Schaefer, a mestranda foi a campo na Península Byers (oeste da ilha Livingston), que representa a maior e mais antiga área livre de gelo do arquipélago das Shetland do Sul.

    A pesquisa de Angela tem como objetivo descrever a dinâmica na relação solo-paisagem, realizar o mapeamento digital e espacializar o aporte de carbono nos solos da Península Byers. O acampamento da estudante foi estabelecido estrategicamente na área central da ilha, o que facilitou a dinâmica das coletas no campo.

    Com a volta ao Brasil, a próxima etapa do trabalho é destinada à análise e processamento dos dados. “Resumidamente descrevo como uma experiência única e fantástica, e aproveito para agradecer pela grande oportunidade e crescimento profissional que estou vivendo.”

    A expedição científica contou com a presença de 12 pesquisadores de outras instituições, além de dois alpinistas, e teve o apoio do Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR e do CNPq.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Av. Professor Mário Palmerio, 1001
    Bairro Universitário - Frutal / MG
    CEP: 38200-000
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2020 UEMG

    Search