UEMG e Depen-MG assinam acordo de cooperação técnica para capacitação de presos

Do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)

Duas grandes instituições mineiras se uniram em prol da ressocialização. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) assinaram um acordo de cooperação técnica que vai facilitar o acesso de detentos ao ensino profissionalizante nas unidades prisionais do estado. A Uemg, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), irá ofertar todo suporte técnico para a Diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, incluindo apostilhas e cursos de formação inicial e continuada, além de realizar certificações de cursos realizados por terceiros.

O acordo foi assinado e publicado em novembro no Diário Oficial de Minas Gerais e terá duração de 60 meses. Conforme o documento, a parceria começará a ser executada em fevereiro de 2020. A expectativa é que mais de 3.000 presos lotados em unidades prisionais de todas as regiões do Estado possam participar. A intenção é aproveitar os campi da Uemg espalhados por Minas para ofertar os cursos.

A parceria teve início quando a Diretoria de Ensino e Profissionalização e a Diretoria de Trabalho e Produção, ambas da Superintendência de Humanização do Atendimento (Suhua), do Depen-MG, procuraram a universidade em busca de um curso de Design de Móveis. A intenção era ofertar a capacitação para presos que trabalham nas marcenarias instaladas nas unidades prisionais do Estado, possibilitando uma produção mais aperfeiçoada. As negociações começaram no início do ano e têm sido feitas pelos servidores Hugo Queiroga e Renato Fonseca, da Diretoria de Ensino e Profissionalização.

A diretora, Bruna Maciel, conta que as perspectivas com um parceiro desse porte são muito positivas. “O nosso trabalho é fazer política pública desenvolvendo ações em colaboração com instituições de ensino e outras parcerias. A expectativa é que esta parceria com uma instituição renomada como a Uemg apresente uma alternativa de recomeço para os presos, por meio da oferta de ensino profissionalizante de qualidade, que é um pilar importante no processo de ressocialização”, destaca.

Esta é a segunda parceria firmada entre as instituições. No primeiro contato, a Uemg ofereceu um curso de inglês a distância para detentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quinze presos da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, participaram das aulas online que tiveram duração de três meses.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Uemg, Moacyr Laterza, as missões, papéis e funções do Depen-MG e da universidade são convergentes. “Vejo como uma parceira mútua. A universidade é um lugar de ensino, mas também é um lugar de produção de conhecimento, e como tal ela tem um papel, principalmente na área de extensão, de intervir na sociedade. É uma parceria mesmo, não é a universidade ajudando o sistema prisional. O papel da universidade pública precisa estar voltado para esse aspecto social de inclusão, sem preconceitos e sem delimitações”.

O termo de cooperação abrange todas as unidades prisionais do Estado que apresentarem demanda de cursos profissionalizantes, que serão construídos em conjunto com a Uemg e a Diretoria de Ensino e Profissionalização. Qualquer preso classificado para ensino pelas Comissões Técnicas de Classificação (CTC) das unidades poderá participar. Inicialmente, serão ofertados cursos de qualificação profissional. A Uemg irá analisar individualmente cada demanda apresentada e sua disponibilidade.

Texto: Fernanda de Paula | Fotos: Dirceu Aurélio e Bernardo Carneiro

UEMG