Previous Next

Unidade Divinópolis | Apresentação teatral marca início da Semana Acadêmica de Pedagogia

A apresentação do espetáculo “Freud em pessoa” marcou, nessa segunda-feira (9 de setembro), o início da programação da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da UEMG Divinópolis. Realizado no teatro de arena da Unidade, o evento contou com a participação de estudantes, professores e servidores administrativos e da comunidade.

Com o tema “Diversas nuances da Educação: práticas inspiradoras”, a semana acadêmica será encerrada na sexta-feira (13 de setembro). Várias atividades estão agendadas, entre as quais palestras e oficinas. Os eventos serão realizados nos períodos matutino e noturno, nos quais o curso é ministrado.

A semana acadêmica está sendo promovida em parceria entre o Centro Acadêmico e a Coordenação do curso.

A programação completa pode ser conferida no site da Unidade: http://divinopolis.uemg.br.

O espetáculo

A apresentação também integrou as atividades do projeto de extensão “O teatro como manifestação cultural e princípio educativo: preservando identidades, construindo autonomia e valores”, desenvolvido na UEMG Divinópolis.

A peça apresenta reflexões sobre a vida e a obra de Sigmund Freud (1856-1939), considerado o pai da Psicanálise. “Ele foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Suas ideias revolucionaram as ideias que o homem tem de si. Ele dizia: ‘Os poetas e filósofos que me antecederam descobriram o inconsciente. O que eu descobri foi um método científico de estudá-lo’”, ressaltou o ator Valério Peguini, estudante do curso de Pedagogia da Unidade e bolsista do projeto.

Na peça, Freud aborda, de acordo com o ator, suas teorias, seus êxitos e fracassos, a escolha pela medicina, a sexualidade humana, a descoberta do câncer e a iminência da morte. “Os principais conceitos desenvolvidos por Freud no espetáculo são: inconsciente, conflito psíquico, recalque e pulsão de morte. O espetáculo tem grande importância para estudantes de Psicologia, psicanalistas e profissionais da área ou mesmo para o público que quer entender algo sobre os transtornos da mente”, destacou Valério, que interpreta, no espetáculo, Freud aos 70 anos de idade.

Realizada pela Associação Dramágico de Teatro, a montagem conta, ainda, com a atuação de Heitor Júnior, no papel do alter ego de Freud. Também integram a equipe do espetáculo o co-produtor Paulo Marotta e Leopoldino Neto, estudante de Publicidade e Propaganda na Unidade e responsável pela trilha sonora da peça – ele também participa das oficinas desenvolvidas pelo projeto. O espetáculo conta, também, com projeções audiovisuais criadas pela Reino Produções. A direção é de Neli Macaia. O espetáculo teve o apoio da RBarberClub e da Hair Cover.

O projeto é orientado pela professora Geralda Pinto Ferreira e realiza oficinas de teatro na UEMG Divinópolis, aos sábados, para 30 participantes. O aluno bolsista do projeto realiza também oficinas na Escola Municipal Professora Hermínia Corgozinho, de Divinópolis, para estudantes do Ensino Médio.

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Texto e fotos: Elvis Gomes