Tem início o curso de Pedagogia em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte

Com mais de 500 lugares, o Teatro Ney Soares, na região central de Belo Horizonte, esteve tomado nesta terça-feira (06) para a Aula Inaugural do curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância (EaD) que a UEMG promove junto a servidores da educação da Prefeitura Municipal da capital mineira. Com duração de quatro anos, a formação tem as suas 470 voltadas a professores da Educação Infantil de BH ainda não titulados.

Fotos: Luiz Gonzaga/ASCOM-UEMG

O dia de atividades teve a manhã reservada à apresentação do curso aos alunos e alunas, destacando orientações gerais de trabalho, o formato das atividades e a equipe pedagógica, incluindo as professoras formadoras e os tutores. À tarde, a Palestra Magna ficou por conta do Prof. José Simões de Almeida Júnior, doutor em Artes, mestre em Comunicação e Semiótica, e graduado em Biologia e Artes Cênicas, que abordou o tema ‘Histórias para quem gosta de ensinar’. Antes a mesa de abertura oficial do curso reuniu autoridades diretamente responsáveis pela oferta da formação.

Abrindo as falas, o diretor da Faculdade de Educação - Campus BH da UEMG que, juntamente com a Coordenadoria de EaD da Universidade, responde pela oferta do curso, o professor Mauro Giffoni compartilhou a satisfação por poder estender a vivência da Universidade a novos públicos: “Consideramos uma iniciativa fundamental para a formação desses professores e professoras. Com o formato simples, ágil e dinâmico da plataforma interativa, estamos apostando nas novas tecnologias”.

Secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben destacou o prestígio da UEMG, que, na sua opinião, tem um dos programas de Educação mais consolidados do país, além da experiência na formação continuada de educadores – numa referência ao Projeto Veredas, do qual fez parte a Universidade, o qual garantiu a titulação de 14 mil professores ao redor do estado, no início dos anos 2000. “Hoje é um dia de glória para os participantes do curso e para toda a rede de ensino. Ter professores qualificados é o que as novas gerações merecem e precisam. E hoje é um momento de celebrar um passo nessa direção”, concluiu.

Em resposta, a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, parabenizou a busca pela valorização do profissional da Educação por meio do estímulo à sólida formação. “A UEMG não se exime de sua condição de instituição promotora de saberes que podem construir uma sociedade mais justa e solidária, contribuindo com a execução e qualificação de políticas públicas”, salientou.

O curso tem financiamento da CAPES, com recursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Tags: ,

CONECTE-SE CONOSCO