Contraste |
| |

    Noticias

    Unidade Campanha | Alunos de Processos Gerenciais encerram semestre com prática



    Em atividade conjunta para as disciplinas ‘Custos e Formação de Preço’ e ‘Administração de Marketing’, a turma do terceiro período do curso de Processos Gerenciais da UEMG Unidade de Campanha realizou, na noite da última quinta-feira (04), apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos.

    No início do semestre, a profa. Silvana Arantes propôs aos graduandos a análise da formação de preço de um item alimentício. O trabalho foi desenvolvido em equipes e os acadêmicos foram livres para escolher a receita que desejaram. Cada equipe produziu um artigo científico que relatou o processo de investigação para a formação do preço das receitas escolhidas: mousses, cones trufados, bolo salgado, bolo no pote, pastel, brigadeiro gourmet, empada, doce de leite em pó e batata assada recheada.

    Profa. Silvana ressalta a importância dessa prática: “Nesse momento, os alunos entram em contato com vários critérios para a formação de preço que, muitas vezes, não são levados em consideração pelo empresário ou empreendedor: custos marginais, custos fixos, rateio, entre outros. Eles conheceram toda técnica para a correta formulação de preço, bem como calcular a margem de lucro correta”.

    No conteúdo curricular da disciplina Administração de Marketing, os alunos devem produzir um Plano de Marketing, que é um documento de planejamento e análise de mercado. Para que os alunos produzissem um trabalho de qualidade, com o produto que eles já estavam desenvolvendo, o prof. Flávio Maia propôs a atividade interdisciplinar.

    “É muito importante que consigamos desenvolver atividades interdisciplinares. Conseguimos mais qualidade nos trabalhos e os alunos se dedicam mais. A atividade interdisciplinar propicia ao acadêmico a reflexão teórica à luz das teorias apreendidas/ministradas e sua aplicação na prática profissional”.

    A banca que avaliou os trabalhos foi composta pelos prof. Filipe Araújo, consultor de negócios do SENAC, profa. Luciana Cláudia de Oliveira, secretária municipal de cultura, e profa. Cássia, egressa do curso de processos e professora de Empreendedorismo na rede particular de Campanha.

    Participaram das apresentações a turma do primeiro período do curso de Processos Gerenciais. Uma equipe desta turma ficou encarregada da organização e infraestrutura necessária para a realização do evento.
    O coordenador do curso, prof. André Spuri, ressaltou a conciliação entre conhecimento científico à prática profissional propiciada pela ocasião: “Para um curso tecnólogo, é muito importante as atividades práticas pois inserem o estudante em um ambiente que simula o ambiente de negócios onde eles irão atuar”.

    Durante as apresentações todos os produtos estudados e produzidos pelos alunos foram servidos à banca e à plateia. A banca avaliou não só os trabalhos científicos mas também a qualidade e forma de apresentação dos produtos. A profa. Cássia até brincou com os alunos: “Estou me sentindo jurada de Masterchef”. Já profa. Luciana Cláudia fez um convite aos alunos: “Vocês estão com a estrutura de um evento quase montada. Podem até participar do Inverno Cultural de Campanha”.

    CONECTE-SE CONOSCO

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    CEP: 31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8759 / 3916-8695

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2019 UEMG

    Search