Contraste |
| |

    Noticias

    Comissão Interinstitucional de Formação de Professores promove encontro na reitoria

    Assumindo seu compromisso com a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, a UEMG realizou, na manhã da última quarta-feira (26), a primeira reunião da Comissão Interinstitucional de Formação de Professores da UEMG, visando a articulação com as Redes Estadual e Municipal para a institucionalização de sua política de formação de professores.

    A reunião contou com a participação da reitora Lavínia Rosa Rodrigues, da pró-reitora de ensino Michelle Gonçalves Rodrigues, de representante da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH), além de professores da Comissão de Formação Docente, designados pela Portaria UEMG 77/2018 de 21 de agosto de 2018.

    O encontro contou com a coordenação da professora Andréa Silva Gino, que, na oportunidade, apresentou as dimensões da política de formação de professores que está sendo desenvolvida pela comissão de Formação Docente, destacando a iniciação à docência como importante estratégia de aproximação da Universidade e a escola de Educação Básica, bem como a importância da colaboração interinstitucional com as redes de Educação Básica para fortalecer e qualificar a formação inicial e continuada de professores na UEMG.

    Durante a reunião, a reitora Lavínia Rosa Rodrigues destacou as mudanças ocorridas nas políticas de formação docente ao longo dos anos e afirmou o compromisso da UEMG com a formação de professores no Estado de Minas Gerais.

    A pró-reitora Michelle Gonçalves apresentou dados das Licenciaturas, ressaltando a abrangência dos Programas de Formação docente desenvolvidos pela UEMG, e ainda destacou a importância das parcerias com as Redes Estadual e Municipais de Ensino para o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.

    Durante sua fala a professora Maria do Carmo de Matos apresentou o processo de implantação dos programas de formação de professores bem como os desafios superados para a garantia e permanência dos mesmos na UEMG.

    A coordenadora do Programa Residência Pedagógica professora Welessandra Aparecida Benfica abordou sobre a importância dos estágios supervisionados realizados no âmbito do Programa, dando ênfase à participação dos professores da Educação Básica na qualificação da formação dos estudantes das licenciaturas da UEMG.

    O coordenador da UAB na UEMG, professor Adálcio Carvalho de Araújo, destacou a importância da representatividade dos sistemas de ensino na comissão e comentou sobre as mudanças na estrutura da política de formação de professores para a Educação Básica, em nível nacional, centralizando nas IES a responsabilidade de propor políticas próprias de formação docente.

    Para o professor Júlio César Machado, uma reunião que triangula a UEMG, o Estado e a Prefeitura é muito inteligente, estratégica e necessária. Destacou a importância da reunião da comissão interinstitucional, vislumbrando desdobramentos bastante produtivos.

    O representante da SEE-MG Leonardo Carvalho Ladeira afirmou a abertura da SEE-MG, indicando um representante da Escola de Formação da SEE para participação na comissão interinstitucional.

    O representante da SMED-BH, professor Roberto Antônio Marques ressaltou a importância da comissão para o município de Belo Horizonte que terá muito a ganhar. Mencionou uma parceria da Rede Municipal de Educação com a UEMG em processo: a formação em Pedagogia de 470 professores da Educação Infantil. Destacou a participação de estudantes da UEMG em projetos da PBH como o Mais Alfabetização. Informou ainda sobre o inventário que está sendo desenvolvido na RME-BH localizando algumas demandas de formação de professores mais recorrentes. A representante da Undime justificou ausência.

    Após os diálogos foram encaminhadas a elaboração de um regulamento para a Comissão Interinstitucional e a publicação pela Reitoria de uma portaria para a Comissão Interinstitucional da UEMG.

    Fotos: Carla Mara / Ascom-UEMG

    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8695

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2020 UEMG

    Search

    ...