Unidade João Monlevade | Estudante integra equipe vencedora de hackathon social

Na última sexta e sábado (dias 24 e 25/05), estudantes e profissionais das áreas de negócios, programação e design estiveram reunidos para idealizar soluções em prol das entidades Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Reciclagem de Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Essa maratona de criação e desenvolvimento, conhecida como “hackathon”, ocorreu durante o Viva Monlevade, evento promovido pelo Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social (CP10), da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).

A final do Hackathon Social foi realizada na Atlimarjom e contou com uma banca composta por representantes da própria associação, do Servor, da Acimon, Sicoob e ArcelorMittal. Gabriel Alvarenga de Resende, estudante do curso de Engenharia Metalúrgica da Uemg Unidade João Monlevade, integrou, junto com estudantes da UFOP, a equipe Selo Verde, vencedora do desafio Atlimarjom.

Com a proposta de desenvolver um sistema de certificação, o Selo Verde propôs potencializar a coleta de materiais recicláveis, estimulando empresas de todos os portes a desenvolverem processos de triagem e transporte dos resíduos. Para tanto, como contrapartida, as empresas participantes poderão conquistar uma certificação ambiental, o Selo Verde. O controle das quantidades dos materiais encaminhados a Atlimarjom será feito por meio de um aplicativo, que será desenvolvido com intuito de estabelecer um sistema de Ranking para as empresas.

Com essa ideia vencedora, a equipe Selo Verde ganhou o apoio do GDG (Grupo de Desenvolvedores do Google) de João Monlevade para desenvolver o projeto, além de inscrição para participar do HackTown de Santa Rita do Sapucaí e uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Belo Horizonte.

UEMG

Belo Horizonte - MG