Unidade Cláudio | Debate sobre Reforma da Previdência atrai grande público

Na noite do dia 08 de maio, a UEMG de Cláudio promoveu Em uma ação conjunta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social e da Diretoria Acadêmica, a UEMG Unidade Cláudio promoveu, na noite da última quarta-feira (08/05), debate sobre a Reforma da Previdência. Foram discutidos a proposta geral de Reforma, além das mudanças previstas para a economia do país e na vida da população brasileira.

Coordenador do curso de Serviço Social da Unidade Acadêmica, o professor Maicon Marques foi o cerimonialista do evento e abriu as atividades destacando que a Universidade “é um espaço privilegiado de diálogo, da livre expressão e da construção conjunta do conhecimento, seja através do ensino, da pesquisa e da extensão”. Para o professor: “A universidade traduz e materializa um direito constitucional que é a Educação.”

Anteriormente ao debate, a diretora da Unidade, professora Valdilene Gonçalves Machado Silva, apresentou a situação da UEMG e a necessária luta contra os cortes de recursos, convidando toda a comunidade a se engajar na defesa das instituições de ensino. A diretora destacou ainda a importância da Universidade para o município de Cláudio e região, e o esforço diário para continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade.

O debate sobre a Reforma da Previdência foi mediado pelo professor Charles Antônio de Paula Bicalho e contou com a presença de Tales Rabelo de Freitas, graduado em Ciências Econômicas, mestre em Teoria Econômica e doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UFRGS; Henrique Lucas dos Santos, advogado, pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista, e Professor de Filosofia; Ciro Antônio Pereira, mestre em Administração e Professor da UEMG Unidade Cláudio e da Faculdade de Nova Serrana; José Antônio Carlos Pimenta, doutor em Direito Público e Professor da UEMG Unidade Cláudio, e Camila Ramos F. Vasconcelos, graduada em Serviço Social pela UEMG Unidade Cláudio, orientadora social na APAE e monitora no Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurad).

Na apresentação “Reforma da previdência em uma perspectiva de estagnação econômica”, o doutorando Tales apresentou três diferentes óticas econômicas para compreender a questão da previdência, a neoclássica, a keynesiana e ótica desenvolvimentista. Em seguida, os debatedores ampliaram as visões a partir de falas voltadas para direitos sociais, os efeitos da previdência para população idosa, previdência privada, os conflitos capital-trabalho e as alternativas para repensar o problema. Houve uma interação aberta com o público presente, que levantou questionamentos, dúvidas e contribuições.

Cláudio Debate.Reforma.Previdência 2 05.2019

Tags: