Noticias

Editora UEMG | Aprovação de novo regimento catalisará diversificação e aprimoramento

O Conselho Universitário da UEMG (Conun) aprovou por unanimidade a nova redação do Regimento Interno da Editora UEMG, durante a última reunião ordinária do órgão colegiado, realizada no dia 9 de abril, em Belo Horizonte. Além da atualização do normativo para adequar e atender às exigências de uma editora universitária ao mercado editorial, o novo regimento institui a figura do Editor-chefe.

A partir de sua publicação no Diário Oficial, o organograma da Editora passará, portanto, a ser composto por um conselho editorial e pelas figuras do coordenador administrativo e editor-chefe, todos com atribuições bem delineadas.

Gabriella Nair, coordenadora administrativa da Editora UEMG, afirma que a modernização do Regimento é uma etapa componente de uma política de reformulação estratégica, que permitirá a diversificação e aprimoramento do conteúdo editorial oferecido às comunidades acadêmica e externa. Ela comenta abaixo sobre os desafios e ações que despontam no horizonte após a aprovação do regimento pelo Conun.

Equipe da Editora UEMG, a partir da esquerda: Gabriella Nair, Ana Júlia Souza,Thales Santos, Leandro Andrade

Quais as mudanças aprovadas no novo Regimento da Editora? Por que foram necessárias?

O novo regimento irá fortalecer o Conselho Editorial, estabelecendo competências, entre elas, a aprovação futura da política e normas editoriais, que servirão de direcionadores estratégicos para a atuação da EdUEMG. Além disso, formalizará a figura do editor-chefe, responsável, entre outros, por incentivar a produção de obras relevantes à comunidade acadêmica. Também adequará as finalidades da Editora e instituirá suas principais ações.

Essa alteração decorre da necessidade de ajustar a normatização da Editora ao contexto da Universidade e do mercado editorial universitário. O objetivo é aprimorar sua composição e alinhar as competências às demandas atuais da Editora. Desta forma, busca-se reforçar seu papel estratégico, oferecendo os instrumentos normativos necessários à expansão e ao aprimoramento de sua atuação.

Quais ações estão sendo promovidas pela EdUEMG este ano?

Estamos trabalhando em diversas frentes para aprimorar o processo editorial de nossas publicações e aumentar sua visibilidade. Em relação às revistas científicas, lançamos recentemente o Edital PAEX nº2/2019, com o objetivo de conceder bolsas a editores que desejam criar ou aprimorar periódicos. Também, estamos estruturando uma rede de apoio aos editores, por meio, por exemplo, da criação de uma sala no Moodle para troca de informações e ajuda mútua.

Em relação aos livros, lançamos o edital da coleção comemorativa dos 30 anos da UEMG, que selecionará artigos científicos sobre a história da Universidade, práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em nossa instituição. Lançaremos em breve os livros do Edital Nº 02/2018 – PROEX/PROPPG; disponibilizamos materiais informativos com diretrizes mais claras para os autores; e estamos otimizando os processos de produção editorial via fluxo contínuo. Além disso, reestruturamos nosso site institucional e marcamos presença nas redes sociais [Facebook, Twitter e Instagram].

Quais as perspectivas futuras?

Para o biênio 2019-2020 planejamos diversas ações que irão consubstanciar a estratégia da Editora junto à comunidade universitária. Será instituída a política de periódicos, que, entre outros, buscará elevar a qualificação das nossas revistas científicas junto à CAPES e intensificará as ações de capacitação e apoio aos editores. Em relação aos livros, o objetivo é diversificar as áreas contempladas e aprimorar a qualidade dos textos editados pela EdUEMG, ampliando e qualificando nosso catálogo. Num futuro próximo, busca-se, também, promover a comercialização de e-books por meio de uma plataforma digital.

CONECTE-SE CONOSCO

• dummy+55 (31) 3916-0471