Unidade João Monlevade | Engenheiros Sem Fronteiras apresenta novo projeto

Na próxima segunda-feira (15/04), será iniciado, na prática, o ‘Projeto Transformar’, do Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) Núcleo João Monlevade, que abordará a questão das barragens de rejeitos de mineradoras. O objetivo será desenvolver diretamente junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estatual Luís Prisco de Braga, e indiretamente com o resto da comunidade, atividades que despertem a consciência em torno dos impactos sociais e ambientais relacionados ao tema, tendo como referência as questões que levaram ao rompimento de barragens da Vale em Brumadinho e Mariana, recentemente.

A temática envolve a atuação das engenharias de Minas, Metalúrgica, Civil e Ambiental ofertadas pela UEMG Unidade João Monlevade. Os universitários da Unidade Acadêmica que participarem do projeto terão a oportunidade de pesquisar, inclusive com base em seus estudos na graduação, novas tecnologias e alternativas sustentáveis, visando a transformação da consciência dos envolvidos.

ESF – Núcleo JM

Mobilização internacional surgida na década de 1980, inicialmente na França e hoje presente em vários países, com o objetivo de engajar os novos universitários nas causas sociais e ambientais, o Engenheiros Sem Fronteiras foi implementado em João Monlevade por iniciativa do professor da Unidade local da UEMG Herbert Gontijo, que já havia fundado um núcleo do movimento na Unidade Divinópolis, em 2014 – a UEMG possui outro núcleo na Unidade Passos, que data de 2017.

Segundo o professor Herbert, em 2018, ano de sua fundação, o Núcleo João Monlevade do ESF desenvolveu sua atividade extensionista nas dependências da Fundação Crê-Ser, instituição filantrópica voltada para o público carente. Foram executados os projetos Horta ecológica, BioEduca (educação ambiental) e o projeto de reforma da cozinha do lugar. Atualmente, o Núcleo já é reconhecido oficialmente pelo Engenheiros Sem Fronteiras Brasil e vem expandindo seu número de membros por meio de editais de seleção.

Saiba mais: https://www.facebook.com/engsemfronteirasjm e https://esf.org.br/

UEMG

Belo Horizonte - MG