UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Catálogo Arte no Vale do Jequitinhonha ganha edição da UEMG

29/06/2017

A Chácara Santa Eulália, em Belo Horizonte, recebeu na última quarta-feira (dia 28) mais um importante evento em sua recente e profícua relação com a UEMG. Pela manhã, foi realizada a cerimônia de lançamento do Catálogo Arte no Vale do Jequitinhonha, agora editado pela Eduemg. A publicação reúne fotos e informações das peças que integram a coleção recentemente doada à UEMG e organizada pela ex-coordenadora do Sistema Nacional de Museus, Priscila Freire.

O conjunto de esculturas e peças em cerâmica desponta em meio ao rico acervo da senhora Freire, que, junto do falecido marido Alberto Freire, reuniu ao longo da vida dezenas de obras de artistas como Guignard, Amílcar de Castro e Tarsila do Amaral: “O acervo [do Vale do Jequitinhonha] é peculiar não só em Minas, mas no Brasil e, de certa forma, até no mundo”, comenta o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, que não esconde sua predileção pelo material: “Faz parte do meu processo enquanto pessoa porque nasci no Vale, em Pedra Azul. Destaquei isso na apresentação do catálogo, enfatizando o universo lúdico, bufo e fantasioso do Vale do Jequitinhonha, cuja cultura mantém tradições como a Folia de Reis, o Boi de Janeiro e o Bicho da Carneira”.

Presente na cerimônia, o Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), Angelo Oswaldo, fez uso da ocasião para homenagear o gesto de doação da colecionadora: “Temos que aplaudir Priscila. Ela sempre falou que não se trata de generosidade. Eu diria que se trata de consciência cidadã, de solidariedade, de visão cultural, de compromisso com a arte e com a cultura, com a dimensão transcendente da vida. O que fica da vida é exatamente o que conseguimos realizar no plano transcendente da criação artística, da realização cultural. E Priscila sempre teve esse entendimento, assim como Alberto”.

Em seu momento de fala, Priscila contou que a cessão de seu patrimônio à Universidade decorreu de seu profundo interesse por Guignard, cujo legado encontra salvaguarda na Unidade da UEMG que leva o nome do mestre. Ela aproveitou para reforçar o apelo de que a comunidade continue o seu esforço memorialista: “Quando é dito que sou curadora da coleção, na realidade, tenho um tempo limite para conduzir esse trabalho, e que, talvez, não seja tanto assim. Então, quero que vocês sejam testemunhas do que está acontecendo aqui, dos próximos eventos que virão e que possam ajudar a dar continuidade a esse projeto de preservação”.

Em meio a professores, pesquisadores e estudantes de artes, participaram do lançamento nomes como Andréa de Magalhães Matos, superintendente de Museus e Artes Visuais (SEC-MG), Dr. Ivan Arruda, representando a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECIT), Tadeu Bandeira, diretor do Centro de Arte Popular da Cemig, a pró-reitora de Extensão da UEMG, Giselle Hissa Safar, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Pereira, o chefe de gabinete da UEMG, Eduardo Andrade Santa Cecília, o diretor do Campus UEMG BH, Roberto Werneck, o arquiteto Alonso Lammy, responsável pelo acompanhamento das obras anunciadas para a Chácara Santa Eulália, a ex-diretora da Escola Guignard, Ana Cristina Brandão, bem como o atual diretor da Unidade e um dos organizadores do evento, Adriano Gomide.

Ao final, com o acompanhamento de monitores estudantes da UEMG Escola Guignard, os presentes foram convidados a ver de perto a própria Coleção de Arte Popular do Vale do Jequitinhonha, que está abrigada em uma olaria desativada na propriedade de Priscila Freire.

Confira nas imagens abaixo:

Um novo centro cultural para Minas
Com nada menos que 53 mil metros quadrados, a Chácara Santa Eulália foi cedida por Priscila Freire, que reside no local, para que a UEMG preserve sua área verde e construa ali, numa área de 2 mil metros quadrados, um centro de experimentação artística. Esse Núcleo Experimental da Escola Guignard terá ateliês, oficinas e residência artística, bem como espaço reservado a exibição de acervo. Também serão implantados na chácara o Memorial Alberto e Priscila Freire – que abrigará o conjunto de obras que Priscila doou à Universidade em 2014 e que passa por um processo de estudo e catalogação –, além de projetos de inclusão social em conjunto com o Centro Cultural São Bernardo, vizinho à propriedade.

Durante o lançamento do catálogo, no dia 28/06, o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, anunciou a autorização para o estudo arquitetônico e projeto executivo de um dos anexos que fará parte do futuro complexo cultural. Trata-se de uma área de aproximadamente 220 m2 que servirá ao apoio técnico e administrativo das atividades de Priscila Freire, usufrutuária da chácara, e de seus auxiliares, professores e pesquisadores da Escola Guignard.

ESCOLA GUIGNARD

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades