UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias

Simpósio Brasileiro de Ourivesaria, Joalheria e Design será promovido nesta próxima semana pela Escola de Design

19/05/2017

Nesta próxima semana, de 22 e 25 de maio, o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) recebe a primeira edição do Simpósio, destinado ao público empresarial, designers de todo o país, além de acadêmicos da área. Exposições, palestras e debates farão parte da programação do evento, com destaque para a participação de pesquisadores da Universidade Católica Portuguesa, instituição que compõe a ‘Aliança Minas Portugal’ juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais, organizadora do evento por meio de sua Escola de Design.

O Simpósio desperta grande interesse e já está com as inscrições esgotadas.

Programação
Organizado pelo Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias, da Escola de Design da UEMG, o Simpósio contará com dois Seminários. O ‘III Seminário do Projeto Aliança Minas Portugal’, que apresentará os resultados parciais deste projeto ao longo de seus dois anos de desenvolvimento, e o ‘IV SDGEM -  Seminário Brasileiro de Gemologia e Design de Joias’, evento bianual que acontece desde 2009 e conta com a parceria de instituições brasileiras do setor de gemas e joias.

A abertura terá palestra de Rosa Maria Santos Mota, do Centro de Investigação Académico da Escola das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, cujo trabalho como pesquisadora se volta sobre o ouro popular e seu percurso, assim como as técnicas tradicionais usadas em sua elaboração, nos séculos XIX e XX em Portugal. Por meio dessas técnicas particulares da ourivesaria popular, filigrana e estampagem, Rosa convidará a uma viagem ao passado, evidenciando a importância que o ouro teve como revelador do quotidiano, do aparato, de superstições, do amor, da religião, da sociabilidade, de classes e grupos sociais.

Dentre outros nomes confirmados no evento estão o professor Dr. Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa, pesquisador convidado do Projeto Aliança Minas Portugal; Profa. Rosa Helena Neves (Polo Joalheiro - PA / ESJL); Regina Machado (FGV/SEBRAE/Ajorio); Profa. Dra. Ana Videla (Universidade Federal do Cariri); Sabrina Albuquerque (SEBRAE-MG); Maria Bernadete Teixeira, professora do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias, da Escola de Design - UEMG.

Mais detalhes da programação clicando aqui.

Aliança Minas Portugal
O projeto é um trabalho colaborativo entre a UEMG, o Centro Interpretativo da ourivesaria do Norte de Portugal (CIONP) e o pesquisador convidado, professor Dr. Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa, por meio de um Edital de Economia Criativa realizado pelo Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES. Desenvolvido dentro do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Escola de Design – UEMG, a iniciativa tem o objetivo de pesquisar a evolução da joalheria em Minas Gerais a partir de sua origem portuguesa e na perspectiva da inovação de produtos em comunidades criativas. Esta pesquisa contempla levantamento bibliográfico, estudos de caso, elaboração de materiais de consulta, realização de encontros de divulgação científica, capacitação integrando pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa relacionados ao tema da Joalheria.

Serviço:
I Simpósio Brasileiro de Ourivesaria, Joalheria e Design
De 22 a 25 de maio
Museu da Moda de Belo Horizonte – Rua da Bahia, 1149 - Centro
Contato: Raquel Canaan Telefone | (31) 3439-6509 / 9 8827-8524
facebook.com/4sdgem

ESCOLA DE DESIGN

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

English English Version

UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi