EVENTOS UEMG

• 9:00 am - 12:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

A artista visual Juliana Alvarenga é a convidada do projeto "O Artista Pesquisador" na próxima terça-feira (16/04). Na palestra, que será realizada a partir das 9h, na Escola Guignard (Rua Ascânio Burlamarque, 540 - Mangabeiras), Juliana falará seu trabalho em arte e de seu livro "A poética da substância: procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos".

Videoartista graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard da UEMG, com mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (Portugal), Juliana é também graduada em Farmácia pela UFMG, com especialização em homeopatia pela AMHMG.

Sua obra escrita, que será um dos temas do encontro, trata da confluência entre o conhecimento acadêmico e um saber que envolve toda uma cosmologia: a alquimia. O questionar dos procedimentos alquímicos (transformação da matéria, a correspondência de macrocosmos e microcosmos, Foetido Purus e Solve et Coagula) efetua-se por meio da análise das obras e dos discursos de quatro nomes incontornáveis da arte contemporânea: Apichatpong Weerasethakul, Joseph Beuys, Damien Hirst e Anselm Kiefer.

Projeto

Iniciado em março do ano passado, o “Artista Pesquisador” é uma iniciativa do Centro de Pesquisa da Escola Guignard, que promoverá encontros com artistas-pesquisadores, a fim de estimular a pesquisa em arte para o corpo discente e docente.

A pesquisa em arte é um campo aberto de metodologias, um intercâmbio constante entre prática e teoria, em que o artista contemporâneo tem buscado conhecimentos diversificados no processo de criação.

Os encontros buscam revelar metodologias, processos, experiências, constituindo a arte como um campo fecundo para a pesquisa e a investigação.

CONECTE-SE CONOSCO