EVENTOS UEMG

Universidade do Estado de Minas Gerais

18 Out, 2019
    Belo Horizonte | Festival da Primavera | Lançamento do livro Árvore Nômade - Rafael Fares

• 10:00 am - 12:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

RafaelFares

Nesta primavera, será lançado mais um livro feito de papel: o 'Árvore Nômade', do poeta Rafael Fares, também professor da UEMG João Monlevade. O livro é dedicado às árvores e aos povos indígenas, e à relação entre eles. Composto por dezenas de poemas, Árvore Nômade é uma pequena exposição do que o autor chama de uma poética da paisagem, da terra. No livro, além das impressões das palavras, estão presentes diversos artistas plásticos que se dedicam às árvores e aos modos de ver os mundos em suas obras plásticas: Leonara Weissmann, Nila Guarani Kaiowá, Humberto Mundim e Jaider Esbell.

A inspiração para a confecção do livro é explicada por Rafael Fares da seguinte maneira: “Este livro começa com minha aproximação com os povos indígenas. Depois com meu desinteresse cada vez maior pelo humano e pela temática amorosa, muito por causa da aproximação com o budismo, fui me interessando pela paisagem. Os humanos são obsessivos com seus pequenos dramas. Tem me impressionado a grandiosidade da história da terra, uma literatura geológica de que nos fala o filósofo Deleuze. Como diria Davi Yanomami, os brancos dormem muito, mas só conseguem sonhar com eles mesmos.”

Sobre a obra, Ailton Krenak envia a seguinte mensagem ao autor, que está impressa logo na primeira página do livro: “Meu Txai, tenho encontrado alguns amigos poetas que seguem as árvores e mesmo quem é seguido por árvores frondosas e antiquíssimas, como uma centenária árvore Oak-Carvalho, que veio me visitar uma noite fria na Flórida; ou como nos ensina Manoel de Barros, aprendendo a ser coisa, nós ainda seremos pau”.

Embora a questão ambiental esteja especialmente mais pulsante no momento presente, sobretudo por conta do aumento estrondoso do desmatamento na Amazônia, não é de agora que Rafael Fares é impressionado com as árvores, conforme conta o mesmo. O livro vem sendo trabalhado desde 2014, depois que ele lançou seu primeiro livro Fio d´água (Aletria, 2014): “No meu primeiro livro, há uma influência forte do budismo e que agora deu lugar aos povos indígenas brasileiros. Antes do Fio d`água, Rafael já havia lançado outro trabalho, com um coletivo de amigos sob o pseudônimo de Miguel Capobianco-Livorno: Exemplar disponível ao roubo (Autêncitca, 2011)."

Em sua explicação, o poeta nos fala de sua ligação com Oswald de Andrade e a poesia que voltou seus olhos para o Brasil: “É verdade, mas já há muito tempo considero o Brasil um país da floresta. Os índios me ensinaram isso, mas o movimento ambiental também e o pensamento do Oswald de Andrade. A oficina de floresta. A poesia pau-brasil é fundamental para retornarmos para o caminho do só interessa o que não é meu, a contribuição milionária de todos os erros. Sejamos errantes. Fora que as árvores são belíssimas. Assim como há o guia de nuvens, e observá-las é um prazer disponível a todos, este é um guia das árvores que também são de uma beleza estrondosa, e no Brasil então! Somos privilegiados pelas árvores, mas acho que valorizamos pouco a floresta, isso é o que os índios podem nos ensinar.”

Durante o lançamento Rafael Fares vai apresentar uma performance na qual declamará alguns poemas de Árvore nômade, além de texto de outros autores, como Arnaldo Antunes e Manoel de Barros.

SERVIÇO:
    Performance e lançamento do livro 'Árvore Nômade' de Rafael Fares
    18 de outubro (sexta-feira)
    Em frente ao Centro Cultural da Escola de Design da UEMG (às 10h) e na Faculdade de Educação da UEMG (16h30)

CONECTE-SE CONOSCO