Contraste |
| |

    CTec

    O CTec, sigla para Centro Tecnológico, trata-se de um Complexo de Laboratórios localizado a 600m da Unidade Acadêmica de João Monlevade, na Avenida Getúlio Vargas, 1.997, Bairro Baú.

    Nosso Centro Tecnológico teve atividades iniciadas em 2013 e começou pequeno, passando a partir de 2017 pelo “Expansão CTec”, um plano estratégico que abrangeu o recebimento de equipamentos e máquinas da extinta Fundação Centro Tecnológico, de Belo Horizonte.

    Organizado pelo gestor de projetos da Unidade, Igor de Abreu e sob supervisão do diretor da Unidade, José Rubenildo dos Santos, o projeto abrangeu a vinda dos equipamentos, obras de modernização e adequação de espaços no local para a instalação dos bens e consequente organização dos laboratórios em Complexos Laboratoriais estratégicos.

    Com a intenção de propiciar a produção de pesquisas avançadas, pautadas por precisão e acurácia, as obras foram finalizadas no final de 2018, sendo elogiada por coordenadores de curso da UFOP, UNIFEI, UFMG e por empresas como ArcelorMittal, BEMISA e AngloGold Ashanti.

    No final de 2019, iniciou-se o projeto “CTec Preciso e OnLine”, com o objetivo de instalar internet dentro dos laboratórios, para que os espaços se adequem para o pleno e cômodo desenvolvimento de pesquisas, aulas, reuniões e trabalho no local, além de abranger a instalação e calibração de equipamentos fundamentais que não ainda não passaram por esse processo. O mesmo está sendo executado e está na fase preliminar (1.2020).

    Hoje o CTec abriga 6 Complexos com 23 laboratórios, além de refeitório, sala de reunião e biblioteca de Engenharia Avançada.

    Saiba mais sobre as normas, os Complexos Laboratoriais e funcionamento abaixo.

     

    Funcionamento e Agendamentos

    O CTec funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Para carga e descarga de material: de segunda à sexta-feira, de 9h às 11h ou 14h às 16h.

    Para agendamento de uso de equipamento/espaço, visita técnica ou para apresentação de TCC, entrar em contato com o Coordenador Geral do CTec pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no local com algum estagiário(a). Preferencialmente solicitar com antecedência de 24h úteis.

    O MEV encontra-se em processo para manutenção preventiva e, com isso, as solicitações de análise estão suspensas (2.2020).

     

    Normas

    Nossos laboratórios não se diferem de espaços industriais, como metalúrgicas e mineradoras. Equipamentos, reagentes e materiais que oferecem risco podem causar acidentes, caso o(a) usuário(a) não siga as normas de utilização.

    Fazem parte das normas:

    - Entrada para os Complexos Laboratoriais permitida somente utilizando bota industrial, jaleco e calça longa, mesmo que a permanência seja curta;

    - O CTec é de uso comum e, portanto, você deve manter os espaços limpos, suas amostras bem identificadas e indicar o tempo de permanência do mesmo;

    - Com base na “Proteção do Bem Público”, qualquer item particular/privado que for deixado no CTec deve ter entrada identificada por meio de formulário especifico, além de ser sugerido que o bem tenha um selo/placa de identificação do(a) proprietário(a);

    - O(a) seu orientador(a) pode responder por suas ações dentro do CTec, logo, procure o(a) mesmo(a) para saber como utilizar os equipamentos e como realizar sua pesquisa. Em caso de dúvida procure um estagiário(a);

    - Qualquer dano ou prejuízo causado devido a mau uso, desobediência de procedimentos/normas implica em consequente necessidade de reparação por parte do autor(a) do prejuízo;

    - Maiores informação devem ser observadas no documento “Normas Básicas de Utilização e Segurança do CTec”.

     

    DISPONIBILIZAR ARQUIVOS: ENTRADA MATERIAL; IDENTIFICAÇÃO MATERIAL; MANUAL CTec.

     

    Complexos Laboratoriais

    Após o projeto de expansão iniciado em 2017, o CTec foi dividido em complexos de laboratoriais, cada um adequado à sua área temática.

    No Centro Tecnológico você encontrará, além desses complexos, espaços como Oficina de Manutenção, Biblioteca (os livros não podem ser retirados do CTec), Refeitório (onde você sempre encontrará um bom café com canela) e Sala de Reunião. Abaixo conheça melhor o CTec:

     

    LUA

    O Complexo LUA, sigla para Laboratórios na Unidade Acadêmica é caracterizado pelo Laboratório de Geologia, Petrografia e Mineralogia; Laboratório de Química e Laboratório de Biologia, situando-se na Unidade Acadêmica e não no CTec.

     

    LEAI

    Sigla para o Complexo do Laboratório de Engenharia de Análise instrumental, abrange 7 espaços.

     

    LEAI

    LHi

     Sigla para o Complexo de Laboratório de Hidráulica, abrange 2 espaços.

     

     

    LTM

     Complexo de Labotatório de Tratamento de Minérios, com 3 espaços.

     

    LGC

     Complexo de Laboratório de Geotecnia e Civil, com 6 espaços.

     

     

    LME

     Sigla para o Complexo do Laboratório de Metalurgia, de 4 espaços.

     

     

    LEM

     Sigla para o Complexo do Laboratório de Ensaios Mecânicos, com 2 espaços.

     

    © 2020 UEMG

    Search