Contraste |
| |

    Bolsas e Auxílios

    O professor , aluno ou técnico-administrativo, que planeja formar-se no exterior nas categorias de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado, pode inscrever-se para solicitar bolsas conforme critérios das agências de fomento abaixo (A seleção dos bolsistas cabe, portanto, às agências de fomento, e não à UEMG):

     

    Confira a relação de oportunidades internacionais

     

    CAPES

     

    Modalidades

    Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt

    Objetivo

    O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt é uma iniciativa da CAPES em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

    Modalidades de bolsas

    · Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;

    · Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

    Benefícios

    · Bolsa mensal;

    · Auxílio-instalação;

    · Auxílio-deslocamento;

    · Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;

    · Curso de idioma alemão quando necessário;

    · Subsídios para dependentes;

    · Auxílio para mobilidade.

    Condições

    A vigência da bolsa poderá variar conforme a modalidade:

    · Pós-doutorado: de seis (6) até vinte e quatro (24) meses; e

    · Pesquisador experiente: de seis (6) até dezoito (18) meses. Neste caso a estadia poderá ser dividida em até três períodos de no mínimo três (3) meses cada. Maiores informações na página da CAPES http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8516-programa-de-bolsas-de-pos-doutorado-na-alemanha-abre-selecao

    Programa de Pós-doutorado no Exterior

    O programa de Pós-doutorado da CAPES é destinado para doutores há menos de 8 anos. Visa favorecer a internacionalização através de produção científica por meio de bolsa individual.

    · As inscrições são gratuitas e feitas por preenchimento de formulário de inscrição online. O envio de documentos deve ser em formato .pdf e deve ser realizado até a data limite de inscrição definida no processo seletivo.

    · As etapas do processo seletivo são: após as inscrições e o envio dos documentos, haverá análise documental, análise de mérito acadêmico no âmbito da área de conhecimento, classificação, homologação e divulgação do resultado.

    · Requisitos: possuir título de doutor há menos de 8 anos; ter nacionalidade brasileira e, se estrangeiro, ter visto permanente no país; não ter realizado no exterior estudos/pesquisas da mesma natureza nos últimos três anos; não acumular a presente bolsa com bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional; residir no Brasil.

    Para mais informações, favor consultar a página da CAPES http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/pesquisa-pos-doutoral-no-exterior

    CNPq

     

    As bolsas são ofertadas através de chamadas públicas, de acordo com o Calendário de Solicitação de Bolsas e Auxílios do CNPq ou a chamada específica e as normas da modalidade. As submissões devem ser transmitidas ao CNPq exclusivamente via internet, por meio de um Formulário de Propostas.

    O julgamento se divide em etapas:

    a) análise pela área técnica;

    b) análise por consultores ad hoc;

    c) análise comparativa de mérito e classificação das propostas por Comitês de Assessoramento (CAs) específicos; e

    d) decisão final pela Diretoria, em função da disponibilidade financeira do CNPq.

    Os resultados dos julgamentos serão divulgados na página do CNPq na Internet e por meio de notificação ao candidato, informando o parecer final do CNPq. As concessões de bolsa no País requerem que o beneficiário possua autorização da instituição de execução do projeto para o desenvolvimento de sua proposta. O início da vigência da bolsa deverá obedecer ao disposto no Calendário do CNPq, publicado em sua página na Internet.

    Maiores informações em: Bolsas no Brasil: http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132 Bolsas no exterior: http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/515690

    FAPEMIG

     

    O Programa de Capacitação de Recursos Humanos da FAPEMIG – PCRH/FAPEMIG é destinado a apoiar a formação e capacitação de recursos humanos dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado de Minas Gerais.

    Atualmente o processo para estágio Pós- Doutoral acontece por meio de um Edital anual da FAPEMIG. Os professores doutores interessados submetem suas propostas ao processo e, se aprovados, devem se submeter ao RH para que os trâmites de afastamentos sejam realizados

    PROEX

     

    Bolsa PAPEX

    PROPPG

     

    Bolsa PAPEV

    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8695

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2020 UEMG

    Search